Formação

MIRADAS FILOSÓFICAS: ARTE E CENSURA

Esta edição do Miradas filosóficas possui como objetivo debater sobre arte e a censura. Censurar consiste no ato de analisar, por meio de censores parciais, trabalhos artísticos, informativos e filosóficos, com base em critérios morais e/ou políticos, para julgar a conveniência de sua divulgação e exibição pública. Em prol da moral e dos bons costumes, contra a ideologia de gênero e da difusão de pensamentos ditos comunistas, o Estado interfere na liberdade de expressão, ceifando novas perspectivas de pensamento crítico.

O curso será dividido em 2 encontros. A duração será de 3h (19h – 22h). Dias: 13/01 e 20/01.

1: Mayã Fernandes: Censura e Autocensura.
2: Ana Carolina Lima: Ditadura civil-militar no Brasil, o caso Márcia X, o caso Queermuseu.

* no dia da anterior da aula cada aluna/o receberá o link de acesso ou será adicionada (a) na sala, instruções via e-mail.

Pagamento:

Basta acessar os links do Pagseguro e depois anexar abaixo o comprovante.

Novos alunos: R$ 150,00

https://pag.ae/7VyTK-FxP

Alunos da Oribê: R$ 100,00

https://pag.ae/7VyTLqv68

Inscrições: http://bit.ly/arteecensura

Miradas Filosóficas // edição: Susan Sontag

Esta edição do Miradas filosóficas possui como objetivo apresentar ao público os escritos da filósofa Susan Sontag para compreender o papel da fotografia na sociedade de espetáculo.
Nesta edição a obra norteadora da discussão é “Diante da dor dos outros” (2003), que nos faz refletir sobre como as imagens de atrocidades são absorvidas pela população. Sontag dedicou boa parte de sua vida a analisar e compreender como a fotografia possui o poder de atingir, de incomodar ou não as pessoas. Com Sontag investigaremos a degradação humana da atual espetacularização da vida pelo fotojornalismo. Em seus escritos, a estética é a todo momento questionada pela ética, evidenciando o fascismo presente na bandeira que faz guerra pela paz.

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: Fotógrafos, amantes das artes visuais, filósofos, artistas, amantes das artes visuais, filósofos e interessados no tema.

Programa

• Aula 1: Introdução ao pensamento da filósofa Susan Sontag e a dimensão de seu pensamento sobre a imagem fotográfica.
• Aula 2: Análise das imagens fotográficas e sua banalização. O que fazer diante da dor dos outros? Quais os limites éticos do ato fotográfico?

Formato:

2 aulas online (ao vivo) com 3 horas de duração.*
Datas: 9/12 e 16/12.
Horário: 19:00 às 22:00 horas.

* No dia da anterior da aula cada aluna/o receberá o link de acesso ou será adicionada (a) na sala, instruções via e-mail.

Investimento

Novos alunos: R$150,00 (até o início do curso ou enquanto houver vaga)

Inscrições:

Preencha o formulário e anexe o comprovante do pagamento do Pagseguro.

ARTES VISUAIS E FEMINISMOS

O curso busca abordar o movimento das Artes Feministas nas Artes Visuais, explorando as particularidades do contexto sul-americano e brasileiro. Serão abordados aspectos históricos, textos fundamentais de crítica e história da arte e obras de artistas. O objetivo é traçar um panorama amplo do movimento para interessadas/os, bem como fornecer os meios para quem deseja iniciar seus estudos na área. Será fornecido um material personalizado com referências bibliográficas como apoio anterior às aulas.

Público-alvo: estudantes, professoras/es, comunicadoras/es, fotógrafas e interessadas/os em arte e feminismo.

Programa

• Aula 1: Histórico (anos 1960-2000) e trabalhos artísticos
• Aula 2: Textos fundamentais de crítica e história da arte

Formato:

2 aulas online (ao vivo) com 2 horas de duração (no dia da aula cada aluna/o receberá o link de acesso).
Datas: 18 e 25 de novembro
Horário: 19:00 às 21:00 horas.

OBS.: Será ofertada 1 bolsa de 75% e 1 bolsa de 50% mediante seleção interna. Para concorrer às bolsas basta enviar um e-mail para oribeeditorial@gmail.com e explicitar quais os motivos de ser contemplada/o em 2 parágrafos.

Docente: Ana Carolina Lima

Mestranda em Filosofia da Arte (PPGM-UnB) pesquisa acerca da aproximação da prática pictórica com a prática filosófica. Graduada em licenciatura em Artes Plásticas (2012) na Universidade de Brasília (UnB) e em bacharelado em Artes Plásticas (2014) na mesma universidade. É arte/educadora, possui experiência com arte/educação em contextos formais e não-formais: ateliê, escolas particulares e mediação cultural. É co-criadora do projeto Fissura*, que visibiliza a produção artística de mulheres desde 2010 compilando informações sobre trabalhos de artistas, juntamente com a disponibilização e tradução de textos de temas correlatos. Participou de rodas-de-conversas, palestras e cursos livres como expositora e convidada relacionados a gênero e arte/educação.
Atua principalmente nos seguintes áreas: Filosofia da Arte, Arte e Gênero, Arte/educação.

*https://fissuraa.wordpress.com/sobrenos/
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2210823980709409

Investimento

Novos alunos: R$150,00 (até o início do curso ou enquanto houver vaga)

Pagseguro: https://pag.ae/7VpB68GBa

Alunos e ex-alunos da professora e/ou da Oribê: R$100,00

Pagseguro: https://pag.ae/7VpB6vunM

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1jyX4O7mpZtXivbeK0bF8b2x6YKiA5wvgcn_al862uBo/edit

MIRADAS FILOSÓFICAS // EDIÇÃO: JUDITH BUTLER

Problematizar a produção de imagens de forma crítica em um país desigual é compreender como a mídia atua para classificar as vidas que são enlutáveis. Para Judith Butler, filósofa norte-americana, nas obras Quadros de guerra, quando a vida é passível de luto? e Corpo em aliança e a política das ruas o Estado atua em conjunto com a produção massificada de imagens para transformar sujeitos em objetos e retirar-lhes o direito à vida. Em se tratando de imagens, a partir do século XX o estatuto da fotografia modificou-se e a sua finalidade passou a atender à urgência massiva do capitalismo. As produções de imagens técnicas, fotografias, aumentaram de acordo com a demanda, a necessidade de satisfação do público e da mídia. A fotografia é utilizada como documento, como prova de acontecimentos, como comprovação dos crimes. Imagem ambígua, a fotografia acompanha as tensões dos conflitos e reforça um ponto de vista. A partir de enquadramentos, a fotografia auxilia na construção do significado de vida, atuando na sua preservação e na sua destruição. Assim, este curso possui como objetivo investigar a política das imagens na construção do estigma que destrói vidas no Brasil.

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: Fotógrafos, amantes das artes visuais, filósofos, artistas, amantes das artes visuais, filósofos e interessados no tema.

Programa

• Aula 1: Investigação sobre a política das imagens e acerca dos conceitos de enquadramento, vidas precárias, vidas passíveis de luto.
• Aula 2: Limites éticos da fotografia e a liberdade da poesia.

Formato:

2 aulas online (ao vivo) com 2 horas de duração (no dia da aula cada aluna/o receberá o link de acesso).
Datas: 17 e 18 de outubro
Horário: 19:00 às 21:00 horas.

Inscrições:

Investimento: R$150,00 (até o início do curso ou enquanto houver vaga)

Formas de pagamento:

Pagseguro:

MIRADAS FILOSÓFICAS – HANNAH ARENDT E SUSAN SONTAG: FILOSOFIA, ARTE E FASCISMO

Definição: Olhada; ação de fixar os olhos em alguma coisa ou em alguém; ato de mirar, de olhar, de observar.
O ato filosófico consiste na busca, na tentativa da captura da essência de si e do outro. Para compreender o contexto histórico, apreendem-se as teorias de filósofas que se atreveram a ultrapassar os limites geográficos, raciais, étnicos e da própria misoginia de seu tempo. Com um viés abertamente político, essas mulheres dedicaram sua vida acadêmica à decifrar o momento presente, elencando conceitos originais, por meio de linguagens variadas. O primeiro encontro do curso Miradas filosóficas, possui como objetivo apresentar ao público os conceitos e teorias sobre filosofia, arte e fascismo. Para tanto, abordaremos os escritos de Hannah Arendt e Susan Sontag, para compreender o papel da arte e a sua apropriação pelos movimentos totalitários.

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